Voltar para a página inicial
   
       
 
 
 
 
 
 
 
Capítulo 1: Controle do excesso de saliva

O excesso de saliva pode ser um dos sintomas mais frustrantes para o paciente em tratamento de esclerose lateral amiotrófica.
Por isso, é muito importante que o próprio paciente e seus familiares se conscientizem de que esse sintoma pode ser controlado, sem que interfira na qualidade de tratamento da doença.

Os pacientes com ELA tendem a produzir mais saliva?
O que acontece é que os pacientes com problemas de deglutição aparentam produzir saliva em excesso. O fato é que eles podem não estar aumentando a produção de saliva, mas a saliva permanece na boca por causa da incapacidade de ser engolida.

O excesso de saliva pode pôr em risco a vida do paciente com ELA?
Sim, porque o excesso de saliva freqüentemente causa engasgo, especialmente nas refeições, quando a secreção de saliva aumenta e a possibilidade de aspiração se torna maior.

Como podemos controlar o excesso de saliva?
Na fase inicial da doença, o excesso de salivação pode ser controlado simplesmente pela consciência do problema e por um esforço consciente em deglutir a saliva ou removê-la com lenços de papel.

O tipo de alimentação influencia nisso?
O controle na ingestão de certos alimentos pode amenizar a produção de saliva. É o caso de alimentos muito doces ou ácidos que causam hipersecreção. De acordo com o caso, pode-se também aumentar ou reduzir os alimentos com uma concentração elevada de água ou líquido.

O que fazer quando o excesso de saliva se transforma em obstáculo?
Uma medida útil é dispor em casa de uma máquina de sucção portátil e operada por bateria. Outra possibilidade é a de seu médico prescrever medicamentos para controlar o excesso de saliva. Se um medicamento isolado não funcionar, ele pode prescrever uma combinação deles. Os efeitos colaterais mais comuns dessas drogas são sedação leve, tontura, dificuldade de urinar e taquicardia. Mas não se esqueça: converse sempre com seu médico sobre os medicamentos que podem ser úteis para você.

Última atualização: 18/04/2007

Capítulo 2: Dicas para Deglutição
 
 
 
 

Voltar

 
     
Última atualização: 25/08/2014
 
Site Tudo Sobre Ela
Copyright © 2001 - - Sanofi. Todos os direitos reservados.
Termos de Uso | Política de Privacidade